Este livro é uma comédia virtual dos tempos modernos.
Conta-nos a história de um casamento que já teve melhores dias e da interacção da mulher com investigador sobre a temática do seu casamento.
A relação deles começa com um inquérito e vai ao longo do tempo transformando-se numa amizade virtual e num amor pela personagem fantasiosa do outro. A mulher sente que tem no investigador um ouvinte, sente-se livre para dizer tudo o que não pode dizer na vida real e a oprime. O investigador é um porto seguro, um homem carismático e também ele num casamento a desfazer-se. A mulher 22 – nickname- apaixona-se pelo investigador 101 – nickname, que também ele está apaixonadopela mulher22.
Mas a mulher22 pertence a uma família, perdeu a mãe, tem um marido que como todos os maridos e todas as pessoas humanas, categoria na qual estes se inserem têm defeitos e qualidades, tem filhos amigos um emprego, fracassos e conquistas duma vida.
Com o tempo de 20 anos de casamento a história de amor da mulher22 e do seu marido tornou-se numa história de afastamento, e estes dois apaixonados aos 20 e poucos anos tornaram-se praticamente em estranhos aos 40 e poucos.
Ao longo do tempo os casais podem divergir na sua evolução, e têm de aprender a conhecer-se novamente e a reconhecer a pessoa que começaram a amar. Esta é a história desse percurso!
Afinal o marido da mulher22 pode ser uma pessoa que ela tem de redescobrir e as questões do investigador 101 podem no fundo ser o mapa de retorno a casa, para esta mulher perdida.
Aconselho vivamente esta leitura lúdica, leve e divertida. No final termina-se o livro com um sorriso nos lábios….E com uma nota de esperança. às vezes basta que as pessoas se esforcem como se o amado fosse alguém a quem não se está habituado.